Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Quanto posso beber para “passar” no bafômetro?

Posso tomar pelo menos uma long neck?

Depende. A metabolização do álcool está sujeita ao organismo de cada pessoa. Características individuais, tais como idade, gênero, peso, altura, hábito de consumo de álcool, entre outras, podem influenciar no metabolismo. É importante lembrar que os diferentes tipos de bebida têm diferentes teores alcoólicos (uma garrafa de cerveja tem menos álcool que uma de vinho, por exemplo).

Também o consumo ou não de alimento junto com a bebida e até mesmo o tipo de alimento ingerido podem influenciar no resultado do teste. Isso sem mencionar tempo transcorrido entre o consumo e a realização do teste.

Por isso, é impossível dizer com precisão a quantidade máxima de bebida alcoólica para “passar” no bafômetro. 

 

A tolerância é mesmo zero?

No Brasil, adotamos a política de Tolerância Zero.

Não confunda esta diretriz com a margem de erro dada à aferição do aparelho, que é 0,04 mg/l.

Isso quer dizer que ao soprar o bafômetro, o resultado no visor não pode ultrapassar 0,04 mg/l para que você não seja penalizado.

 

Existe consumo de álcool seguro para dirigir?

Se você estiver muito cansado ou em uma semana estressante, uma long neck pode fazer a diferença na hora de reagir a uma situação inesperada no trânsito.

Além de prejudicar seus reflexos, o álcool diminui sua capacidade de discernimento. Você acaba se expondo mais aos riscos, por exemplo, excedendo a velocidade, fazendo manobras mais perigosas, deixando de usar o cinto de segurança ou o capacete.

 

Seguro e sábio mesmo é só dirigir se não bebeu!

Balada Segura