Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Por que eu não devo dirigir depois de beber?

Seus reflexos ficam mais lentos.

Sob o efeito do álcool, o tempo de reação a um imprevisto passa de um segundo para, em média, até 2,5 segundos. É o suficiente para percorrer 56 m se estiver dirigindo a 80 km/h.

 

Sua visão fica afetada.

O álcool pode reduzir em até 32% a precisão visual de quem bebeu. Ele também afeta a visão periférica, causando um fenômeno conhecido como visão em túnel, que é o afunilamento do campo de visão da pessoa.

 

Você coloca em risco a sua vida.

Dirigir sob o efeito de qualquer quantidade de álcool aumenta significativamente as chances de você se envolver em um acidente. Os danos podem escalar de prejuízos materiais, lesões físicas ou até a morte.

 

Você coloca em risco a vida de outras pessoas.

Ao optar por dirigir alcoolizado, não é apenas a sua vida que você está colocando em risco. Há mais pessoas compartilhando a via com você. Imagine ser responsável por ferir alguém inocente ou até mesmo tirar uma vida.

 

Tem um alto custo individual e social.

Os prejuízos causados pela combinação álcool e direção não apenas atingem financeiramente os envolvidos no acidente como oneram toda a sociedade. Recursos e leitos de hospitais, deslocamento de efetivo policial, bombeiros e serviços de emergência, custos jurídicos e legais.

 

É ilegal.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a direção sob influência de álcool como infração gravíssima, no art. 165, e como crime de trânsito, no art. 306.

 

Você poderá ter de pagar uma multa e ter sua a carteira suspensa.

A multa para quem for parado dirigindo sob o efeito de álcool é dez vezes o valor de uma multa de infração gravíssima, ou seja, R$ 2.934,70. Será ainda instaurado um processo de suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Balada Segura