Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

O que acontece se eu for pego dirigindo alcoolizado?

Se você “zerar o bafômetro”

“Zerar o bafômetro” significa aceitar realizar o teste do etilômetro e obter um resultado igual ou inferior a 0,04 mg/l (miligramas de álcool por litros de ar expelido dos pulmões). Neste caso, você poderá seguir seu caminho, estando seu veículo e documentação de acordo com as normas.

 

Se o bafômetro marcar entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l

Se você for parado em uma blitz e o nível de álcool no seu sangue estiver entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l você está cometendo uma infração gravíssima. Neste caso, você terá direito a realizar uma contraprova após algum tempo, soprando novamente o bafômetro. Se ainda assim o resultado indicar esses valores, você será autuado. Veja o que vai decorrer:

  • seu veículo será retido até que você apresente um condutor habilitado que passe no teste. Caso não apresente, o veículo será removido para um depósito credenciado pelo DetranRS e somente poderá ser retirado pelo proprietário ou procurador devidamente habilitado;
  • você será multado no valor de R$ 2.934,70;
  • o DetranRS vai iniciar um processo de suspensão do direito de dirigir por doze meses;
  • quando confirmada a penalidade, caso deseje voltar a dirigir, você terá de fazer um curso de reciclagem de 30h/aula no CFC;
  • você vai precisar fazer uma prova teórica;
  • você ficará impedido de dirigir por 12 meses;
  • sua habilitação será restituída após o período de suspensão, conclusão do curso e aprovação na prova teórica de reciclagem.

 

Se o bafômetro marcar igual ou acima de 0,34 mg/l

Você cometeu um crime de trânsito. Neste caso, você vai precisar acompanhar um agente de trânsito a uma delegacia de polícia. Veja aqui o que acontece se você for detido por crime de trânsito.

Atenção: As etapas administrativas, valor de multa e suspensão do direito de dirigir são as mesmas da infração gravíssima, informadas no item anterior.

 

Se você se recusar a realizar o teste do bafômetro.

Balada Segura