Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Posso ser preso se for pego dirigindo alcoolizado?

Se o resultado do bafômetro ultrapassar 0,33 mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), ou seja, a partir de 0,34 mg/l (concentração que a legislação configura como crime de trânsito), além de todas as penalidades administrativas (multa, retenção do veículo, recolhimento da CNH e processo de suspensão do direito de dirigir), você será conduzido à Delegacia de Delitos de Trânsito, onde será lavrada a ocorrência de crime de trânsito.

O delegado que lavrar o flagrante estabelecerá uma fiança (que pode variar de acordo com a sua renda a partir de um salário mínimo). Se você se recusar ou não tiver condições de pagar, será conduzido para o presídio. Mesmo pagando a fiança, você ainda responderá ao processo por crime de trânsito, porém em liberdade.

A pena prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é de seis meses a três anos, além de multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir. A pena é agravada se você se envolver em acidente de trânsito com mortes. 

A verificação da alcoolemia que caracteriza crime de trânsito também poderá ser comprovada por exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova.

Balada Segura