Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ações educativas reforçam atuação da Balada Segura no litoral

Publicação:

Foto horizontal colorida mostra moça de camiseta e  bone da Balada Segura em pé, conversarndo com um grupo de quatro veranistas embaixo de guarda-sóis na beira da praia
Equipes da Balada conversaram com veranistas em Tramandaí e Imbé

A Balada Segura realizou, nesta quinta-feira (25), mais uma blitz educativa no litoral. A atividade foi realizada em conjunto com a Escola Pública de Trânsito do DetranRS e Polícia Civil nas praias de Tramandaí e Imbé. As ações educativas complementam a fiscalização realizada nas noites e madrugadas alertando para o risco do consumo de álcool por motoristas. 

As equipes do DetranRS atuam em pontos de grande circulação de veranistas, e buscam sensibilizar as pessoas sobre  transporte seguro de crianças (cadeirinhas), cuidados especiais no período de férias (quando há uma tendência de descontração) e os riscos de beber e dirigir, além de outros temas. Além dos materiais educativos e jogos temáticos de trânsito, a Balada Segura ainda faz a dem demonstração educativa do teste do bafômetro. 

As blitz educativas fazem parte da programação do DetranRS na Operação Verão Total e já aconteceram em Capão da Canoa (10), Cidreira (11), Balneário Pinhal (18), Torres (23). Até o final do verão as equipes estarão atuando nas praias e marcarão presença também no Planeta Atântida. 

Para a diretora institucional Diza Gonzaga, as ações educativas são complementares à fiscalização, à engenharia e outras medidas de segurança no trânsito. “Queremos sensibilizar as pessoas para o risco de dirigir depois de beber, mas também tirar das ruas os motoristas alcoolizados para que não provoquem acidentes. Sabemos que o álcool é responsável por muitas mortes e sofrimento no trânsito, e queremos que esse período seja só de boas lembranças. Porque a segurança não tira férias”. 

Balada Segura